domingo, 19 de junho de 2016

O Reino de Kush - 6° Ano (Assunto da Prova)



Estudamos em sala de aula o capítulo que fala sobre "A Núbia e o Reino de Kush". Aqui tem mais algumas informações para os que se interessaram a respeito e aproveito para indicar também alguns vídeos sobre o assunto. Olhem só:



A Núbia é uma região situada no vale do rio Nilo, que atualmente é partilhada pelo Egito e pelo Sudão, mas é onde na antiguidade se desenvolveu o que se pensa ser a civilização negra mais antiga da África. Em seus primeiros tempos, viviam da caça, da coleta e da pesca. Represaram e distribuíram as águas do Nilo, aproveitando-as para a agricultura. Cultivavam, dentre outras coisas, trigo, cevada e sorgo.

O Reino do Kush surgiu a partir do surgimento de comunidades nas margens do rio e da união delas, que passaram a obedecer um único rei. Foi conquistado pelo Egito em 1530 a.C., mas em 730 a.C. os cuxitas conquistaram o Egito, dando início a uma dinastia de faraós negros.




Características do Reino de Kush:


1) A escolha do rei era baseada no voto em candidatos mais preparados. Consulta ao deus da cidade para confirmação. 
2) O papel da mulher na política era importante. A mãe do rei recebia do título de Candace, influenciando no governo do filho e da nora. Às vezes também ocupavam o poder político. 

O Reino de Kush se localiza principalmente onde hoje é o atual Sudão. Este é o maior país da África, com cerca de 37 milhões de habitantes (onde 22 milhões são árabes e 15 milhões de diversas etnias). As águas do rio Nilo continuam sendo importantes para a população. Guerras entre os sudaneses (divergências religiosas e intolerância política) é a principal causa da enorme pobreza no país. O Sudão mantém relações diplomáticas com o Brasil, onde há exportação de produtos e importação de couro, goma arábica, plantas para medicina e perfumaria, dentre outros.
Adaptado de:

Um comentário:

Família Êêê!

Família Êêê!